HISTÓRIA DO HIDROMEL
Considerada a bebida mais antiga do mundo, o hidromel tem registro de consumo datado de 10 mil anos atrás. Quando o homem ainda era nômade e encontrava colméias facilmente, ele recolhia o mel e misturava à água que carregava. Aos poucos, a bebida começava a fermentar com as leveduras selvagens encontradas no ar e na boca, transformando o açúcar em álcool.
Muito apreciada desde a antiguidade, passando pela Grécia Antiga, Roma Antiga, celtas, saxões, vikings, etc. Entre os vikings era tão apreciada que a própria Mitologia Nórdica explicava seu surgimento e sua preciosidade.
Na Irlanda, existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar (ou mês) após o casamento, de onde surgiu a tradição atual da lua de mel.
Obras literárias como "Harry Potter", "Senhor dos Anéis", "Game of Thrones", jogos de RPG como a saga "The Elder Scrolls", e o cinema em filmes como Beowulf e Robin Hood acabaram introduzindo o hidromel na cultura pop. A partir daí, gerou-se uma curiosidade e uma crescente procura por uma bebida exótica para o paladar brasileiro, e motivando o surgimento de festivais e sites totalmente especializados na produção e divulgação da bebida, além de entusiastas, novos produtores e hidromelarias artesanais.
